GOSTARIA DE IR AO PSICÓLOGO, MAS NÃO SEI COMO FUNCIONA

É comum pessoas terem dúvidas a respeito de atendimentos psicoterápicos. Geralmente, ficam nervosas, não sabem como será a primeira sessão, não sabem o que dizer, não sabem por onde começar, ficam inseguras com medo de que o psicoterapeuta revele a sua queixa para alguém, ficam com receio de serem julgadas, e mais diversos questionamentos.
As sessões iniciais são consideradas períodos de avaliação. É o momento em que o Psicólogo conhece o paciente pessoalmente, conhece quais os motivos que levaram o paciente a procurar psicoterapia, realizam um contrato verbal, contendo a questão do sigilo, duração das sessões, frequência, pontualidade e honorários. 
Diferente de amigos e familiares, o Psicólogo não oferece conselhos ao paciente. O papel deste profissional é escutar atentamente a mensagem do atendido e auxiliá-lo a reorganizar sua vida de acordo com o que ele leva à sessão. Cabe ao Psicólogo respeitar o tempo de cada paciente, oferecendo-lhe um ambiente acolhedor para que ele possa expor suas angústias sem medo de ser julgado.
A psicoterapia, por se tratar de um processo, não possui uma data específica para término, sua duração varia de acordo com o paciente. No entanto, o indivíduo é livre para escolher dar continuidade ou não ao processo, e o Psicólogo irá respeitar sua decisão. Vale ressaltar que todas as questões abordadas entre paciente e psicólogo permanece em extremo sigilo para proteger o indivíduo.