Como você expressa e recebe o amor?

Cada um de nós somos seres únicos, singulares, temos hábitos distintos e nos comunicamos de diferentes maneiras. Mas, em um aspecto todos nós somos semelhantes, queremos amar e ser amados, porém a forma em que é expresso esse amor também varia.

Para algumas pessoas a melhor maneira de comunicar o amor é por meio de presentes, flores. Já para outras, com uma palavra são preenchidas de amor, seja um ‘eu te amo’, ‘você está linda hoje’, enfim. Cada um tem sua uma forma de expressar o amor ao outro. E cabe a nós identificarmos a maneira que o outro demonstra esse sentimento para conosco.

O amor pode ser expresso e recebido através de:

- Palavras de afirmação, ou seja, a pessoa faz elogios verbais, como ‘ninguém faz essa lasanha melhor que você’, ‘você ficou lindo com essa gravata’, ‘adoro estar com você’, ou ainda diz palavras encorajadoras, com o intuito de mostrar que você é capaz de realizar determinada atividade.

- Dedicação de tempo, onde a pessoa lhe oferece uma atenção com qualidade, propõe atividades para realizarem juntos, seja um jantar, um cinema, ou até ficar em casa conversando, contando como foi o dia, o trabalho.

- Presentes, isto é, o parceiro compra algo pensando em você, pensando nos seus gostos e no que é importante para você, sem uma ocasião especial.

- Servir, onde o outro realiza aquilo que ele sabe que você gostaria. Busca agradar a partir de coisas que você estima, seja cozinhando para você, te buscando na faculdade ou até comprando aquele sorvete que você adora.

- Toque físico, em que a pessoa procura sempre estar fisicamente em contato com você, seja por meio de um cafuné, andar de mãos dadas, abraços, relação sexual, enfim, toques afetuosos.

Por fim, se o outro não expõe o sentimento da forma comum não significa que você não seja amada, ele apenas tem uma maneira diferente de se comunicar. Cabe a você identificar seu próprio meio de expressar o amor e reconhecer o do outro, para que ambos se sintam preenchidos na relação.