COMO FALAR SOBRE A MORTE PARA UMA CRIANÇA?

Quando nos deparamos com a morte de alguma pessoa próxima da família, surgem os questionamentos sobre o que dizer para as crianças. Neste momento, é importante considerar os processos naturais da fase infantil. O ideal é que os pais já expliquem para os filhos a ordem genuína da vida, que pode ser através de uma plantinha, a qual nasce, cresce, fica doente e morre. É imprescindível mostrar às crianças que a morte é universal e irreversível, ou seja, todos os seres que estão vivos hoje, um dia morrerão e não voltarão. 
É necessário comunicar a morte com um linguajar simples, de modo que a criança compreenda o que está sendo dito, sem alimentar fantasias, como: “Vovô está descansando”, “Ele fez uma longa viagem”. 
Caso a morte seja devido a uma doença, a criança deve estar informada de todo o processo, para que assim retome o caso da plantinha. No entanto, se a morte for repentina, seja honesto e esteja aberto para tirar todas as dúvidas da criança. Jamais minta para os filhos. O ideal é sempre contar a verdade sobre o que está acontecendo em sua família e motivar a criança a expressar seus sentimentos.