SOBRE O ASSÉDIO MORAL NO TRABALHO

O assédio moral, também chamado de terror psicológico, é uma forma de agressão, contínua, ao equilíbrio do Homem, seja por meio de palavras, gestos ou comportamentos. No ambiente de trabalho é manifestado por uma comunicação hostil, críticas quanto ao profissionalismo do outro, exclusão, privação de informações importantes para o desenvolvimento do trabalho alheio, sobrecarga de tarefas, atribuição de atividades desnecessárias, diferenciação no salário, enfim, qualquer conduta abusiva que venha causar dano ao bem estar da vítima, ameaçando seu emprego e o ambiente de trabalho.
O terror psicológico é capaz de ferir a saúde física da pessoa, uma vez que ela se rende às ofensas do assediador, pela necessidade do emprego. Ao precisar se submeter às humilhações, o assediado sente um estresse intenso, desencadeando diversas patologias, como depressão, transtornos, desequilíbrio e outras, decorrentes dessa extrema tensão, causando uma significativa redução de sua qualidade de vida.
É preciso ter consciência do que pode estar acontecendo com você. Fique atento ao seu ambiente de trabalho. Não deixe que sua vida seja desqualificada. Cuide de sua saúde psicológica.